Menu Principal

Programas que podem interferir com o Steam

Existe sempre a possibilidade que as aplicações executadas num computador afetem negativamente o desempenho dos jogos ou da aplicação do Steam. Certas aplicações podem até levar a mais problemas sérios, tais como perda de conectividade e aplicações irresponsivas. Caso esteja a enfrentar um mau desempenho, pode ser necessário verificar outras aplicações no seu computador e até desativá-las para efetuar testes.

Recomendamos que entre em contacto com um especialista para ajudar a determinar como estas aplicações estão configuradas no seu computador e para assegurar de que nada esteja a interferir.

Identificar o problema

Os tipos de aplicações que usa irão afetar o seu computador de maneiras diferentes, dependendo das suas funções. Segue-se uma lista dos tipos mais comuns de aplicações e do que é preciso ter em atenção para evitar interferências.

Programas antivírus

Programas antivírus infiltram-se nos sistemas dos utilizadores e podem afetar operações de rede e dos discos, o que pode causar problemas com o Steam. Alguns jogos também usam tecnologias de proteção antipirataria, que podem ser identificadas como software malicioso por programas antivírus, resultando em possíveis alertas de falso-positivos.

Assegure-se de que o seu programa antivírus não esteja a interferir com o Steam. Poderá ser necessário adicionar o Steam e os seus jogos à lista de exceções na configuração do seu programa antivírus.

Programas de VPN (Virtual Private Network, ou Rede Privada Virtual)

Programas de VPN podem impedir que a aplicação do Steam aceda à rede do Steam. Se um jogo necessitar de acesso à rede, poderá interferir com essa ligação.

Assegure-se de que a sua rede esteja configurada para permitir o tráfego do Steam e dos seus jogos.

Programas anti-spyware

Programas de deteção agressiva de spyware podem impedir a aplicação do Steam de receber atualizações ou até impedir a ligação aos servidores de conteúdo do Steam.

Certas funcionalidades online do Steam também podem não funcionar se o seu tráfego na internet estiver a ser monitorizado agressivamente por aplicações anti-spyware ou outros programas de segurança da web.

Aplicações de segurança e firewalls

Certas firewalls e as suas configurações podem impedir o Steam de comunicar com os servidores. Pode ser necessário adicionar o Steam à lista de exceções da sua firewall caso seja esta a causa do seu problema.

Programas de partilha de ficheiros e Peer-to-Peer (P2P)

Programas P2P podem gastar grande parte da sua largura de banda ou outros recursos do sistema se não for configurada devidamente. Isto pode impedir ligações ou tráfego de que o Steam depende, para além de interferir com recursos requeridos por jogos. Não é recomendado que tenha aplicações de partilha de ficheiros abertas enquanto usa o Steam.

Aplicações FTP e de servidor web

Tais como programas P2P, estas aplicações normalmente exigem muita largura de banda e podem resultar em problemas com o Steam. Exemplos: base de dados (database), HTTP e muitos outros tipos de software de servidor dedicado.

Programas de bloqueio/filtragem de IP

Estes tipos de programas foram explicitamente concebidos para limitar que tipo de tráfego é recebido e enviado através da sua rede. São normalmente encontrados em redes de instituições e empresas, mas também podem ser usados em computadores pessoais. Sabe-se que estes programas podem causar problemas com as ligações do Steam e dos seus jogos.

Aceleradores e gestores de downloads

Estes programas organizam como a sua rede é usada, podendo limitar o funcionamento do Steam e de jogos. Programas aceleradores de downloads devem estar desativados enquanto usa o Steam.

Desativar e testar

Problemas relacionados com qualquer um destes tipos de programas podem ser resolvidos ao desativar e/ou sair do programa e, de seguida, sair do Steam e reiniciá-lo. Pode ser necessário reiniciar o computador depois de ter desligado certas aplicações.

Processos ocultos

Muitas aplicações estão configuradas para serem iniciadas juntamente com o computador. Podem até nem aparecer na barra de tarefas do Windows, mas podem mesmo assim pertencer ao grupo de processos ativos que usam os recursos do seu sistema.

Devido à complexidade destes sistemas e o conhecimento necessário para efetuar alterações nos mesmos, recomendamos que entre em contacto com um especialista para garantir que o seu computador não seja danificado quando efetuar alterações para que o seu hardware, aplicações e rede estejam configurados para funcionarem em conjunto e sem conflitos.

Algum problema com o Steam?

Contactar Suporte Steam
Artigos Relacionados
Programas que podem interferir com o Steam Vírus, spyware, malware ou adware a interferir com o Steam