Menu principal

Programas que podem interferir com o Steam

Há sempre a chance de que aplicativos em execução na máquina afetem de forma negativa o desempenho de jogos Steam ou do cliente Steam. Certos aplicativos podem até mesmo levar a problemas mais graves, como perda de conexão ou travamentos. Caso o desempenho esteja precário, pode ser necessário analisar outros aplicativos da máquina e possivelmente desativá-los para testes.

É sempre aconselhável trabalhar junto a um especialista de suporte técnico para saber como esses aplicativos estão configurados na máquina e confirmar que nada está causando interferência.

Identificando o problema

Os tipos dos aplicativos que estiver usando afetarão o computador dependendo do que fazem. A lista a seguir explica alguns dos tipos de aplicativo mais comuns, além de possíveis comportamentos conflitantes para ficar de olho.

Programas antivírus

Programas antivírus se integram ao sistema do usuário e podem afetar operações de disco e de rede, que por sua vez podem causar problemas com o Steam. Alguns jogos também usam tecnologias de proteção anticópia que podem parecer maliciosos para um programa antivírus, resultando em possíveis falsos positivos.

Você precisará assegurar que o programa antivírus não interfira com o Steam. Também pode ser necessário adicionar exceções do Steam e de jogos na configuração do antivírus.

Programas de redes privadas virtuais (VPN)

Programas de VPN têm o potencial de impedir que o aplicativo do cliente Steam acesse a rede Steam. Caso um jogue precise de conexão de rede, essa conexão também pode ser afetada.

Confirme também que a rede está configurada para permitir o tráfego oriundo do Steam e de jogos.

Programas antispyware

Programas que realizam a detecção agressiva de spyware podem impedir que o cliente Steam receba atualizações ou se conecte aos servidores de conteúdo do Steam.

Certos recursos web do Steam também podem não funcionar caso o tráfego esteja sendo monitorado por um antispyware ou outro aplicativo de segurança na internet

Aplicativos de firewall e segurança

Certos firewalls e configurações de firewall podem impedir que o Steam se comunique com os servidores. Pode ser necessário adicionar exceções do Steam aos firewalls caso descubra que essa é a causa.

Clientes par a par (P2P) e programas de compartilhamento de arquivos

Programas P2P têm o potencial de consumir uma boa parte da banda ou outros recursos do sistema caso não estejam configurados corretamente. Isso pode impedir conexões ou tráfegos dos quais o Steam depende, além de interferir com recursos exigidos por jogos. Não é recomendável manter aplicativos de compartilhamento de arquivos ativados enquanto usa o Steam.

Aplicativos de servidores FTP e web

Assim como programas P2P, esses aplicativos costumam usar muita banda e têm potencial para causar problemas com o Steam. Exemplos incluem servidores de banco de dados, HTTP e outros programas de servidores dedicados.

Filtragem de endereços IP/Bloqueio de programas

Esses tipos de programas foram projetados justamente para limitar o tipo de tráfego recebido e enviado pela rede, comumente usados em redes institucionais e corporativas, mas disponíveis também para redes domésticas. Esses programas são conhecidos por causar problemas com conexões do Steam e de jogos.

Programas aceleradores e gerenciadores de download

Esses programas ajustam a experiência de rede, resultando na possibilidade que o tráfego do Steam e de jogos seja posto em segundo plano. Programas aceleradores de download devem ser desativados durante o uso do Steam.

Desativando e testando

Problemas relacionados a qualquer um desses tipos de programas podem ser resolvidos ao encerrar e/ou desativar o programa seguido da reinicialização do Steam. Para certos aplicativos, pode ser necessário reiniciar o sistema depois do encerramento ou desativação dos programas.

Processos ocultos

Muitos aplicativos são configurados para serem inicializados junto com o computador. Eles não podem nem aparecer na barra de tarefas, mas ainda estarão entre os processos ativos, usando os recursos do sistema.

Devido à complexidade desses sistemas e o nível de conhecimento técnico necessário para alterá-los, recomendamos entrar em contato com um especialista para confirmar que nada de ruim foi feito no computador, assim como confirmar que o hardware, aplicativos, segurança e rede estão configurados para funcionarem em conjunto, sem conflitos.

Problema com o Steam?

Contatar o Suporte Steam
Artigos relacionados
Programas que podem interferir com o Steam Spyware, malware, adware ou vírus interferindo com o Steam