Menu Principal

Painel da Comunidade Steam

O Painel da Comunidade Steam é uma interface disponível enquanto joga qualquer jogo, que permite o acesso a muitas funcionalidades da Comunidade Steam enquanto joga. O atalho predefinido para abrir o painel é Shift+Tab e pode ser usado em qualquer jogo compatível.

Para além de dar acesso a funcionalidades da Comunidade Steam, muitos jogos utilizam o painel em segundo plano para permitir a compatibilidade com funcionalidades do jogo que necessitam do Steam para funcionar corretamente. Pode até nem notar que um jogo esteja a usar o painel nestas situações.

Como o Painel Steam é um recurso personalizável do Steamworks, os jogos irão usá-lo de maneiras diferentes, dependendo das funcionalidades que usam e como o painel foi incorporado pelos desenvolvedores. Mais informações detalhadas podem ser encontradas na Comunidade Steam ou entrando em contacto com os desenvolvedores do jogo em questão.

O que é que se pode fazer com o Painel Steam?

  • Realizar compras dentro de jogos

    Se um jogo disponibilizar microtransações, compras de itens ou qualquer outro tipo de compras que se efetuam dentro do jogo, o Painel Steam será necessário. O painel permite ao jogo comunicar com o Steam e permite que a sua compra seja realizada enquanto joga.

  • Enviar pedidos de amizade e convidar para grupos e partidas

    Pode aceder à sua lista de amigos, chat do Steam e convites para grupos/partidas a partir do painel. Alguns jogos usam o painel para convites para grupos e matchmaking. Se o painel não estiver ativo, os convites não irão funcionar.

  • Capturas de ecrã (Screenshots)

    O Steam permite capturar o ecrã durante qualquer jogo - o atalho predefinido para tal é a tecla F12. Esta funcionalidade necessita do painel para poder efetuar as capturas de ecrã. As capturas de ecrã também podem ser visualizadas durante o jogo através do painel.

  • Trocas e Mercado da Comunidade

    Muitos jogos com sistemas de inventário Steam necessitam do painel para que os jogadores possam aceder a funcionalidades do inventário enquanto jogam. Se um jogo possibilitar a utilização do sistema de trocas ou do Mercado durante o jogo, o painel Steam será necessário.

  • Outras funcionalidades da Comunidade

    A interface do painel dá acesso a muitas outras funcionalidades disponíveis no site do Steam. Para além de dar acesso especificamente a estas funcionalidades, o painel tem um browser da web integrado.

Problemas comuns

O painel não está a abrir

A interface do painel não abre ao premir o atalho predefinido (Shift+Tab).

A primeira coisa a fazer é assegurar-se de que o painel está de facto ativo e que o atalho que está a usar é o correto. Instruções específicas podem ser encontradas abaixo.

Se o painel ainda não estiver a abrir, siga todos os passos básicos e avançados neste artigo.

O painel bloqueia ou torna-se irresponsivo

Como o painel é um componente suplementar do jogo que estiver a jogar, ele será fechado automaticamente se os recursos do seu sistema estiverem sobrecarregados.

Assegure-se de que o seu sistema esteja num bom estado: atualize os drivers mais importantes, reduza o número de programas abertos enquanto joga e atualize o seu sistema operativo para a versão mais recente.

Passos detalhados podem ser encontrados na secção de resolução de problemas abaixo.

Como ativar o Painel Steam

O Steam tem uma definição global que ativa ou desativa o Painel Steam:

Abra a aplicação Steam e aceda a Steam > Definições/Preferências > Durante o jogo. Marque a caixa ao lado de Usar o Painel Steam durante o jogo.

Além disso, cada jogo no Steam tem a sua própria configuração para o funcionamento do painel:

Clique com o botão direito do rato no jogo na sua Biblioteca > Selecione Propriedades > No separador Geral, marque a caixa ao lado de Ativar o Painel Steam durante o jogo.

Teclas de atalho do Painel Steam

O atalho do Steam abre o painel durante o jogo. Assegure-se de que o atalho está configurado corretamente.

O atalho predefinido é Shift + Tab. Para alterar o atalho, aceda a Steam > Definições > Durante o jogo

Resolução básica de problemas do Steam

As seguintes instruções irão garantir que o Steam está num bom estado para o funcionamento do painel e podem ser seguidas com o mínimo de conhecimento técnico.

Reinicie o computador

Antes de tudo, seria uma boa ideia reiniciar o Steam e o seu computador.

Reiniciar o computador limpa todos os tipos de estados do sistema e caches, repõe outros programas e remove bloqueios em ficheiros e outros recursos.

Verifique a integridade dos ficheiros locais

Por vezes, ficheiros em discos rígidos e outros dispositivos de armazenamento corrompem-se. Alguns destes ficheiros podem estar relacionados com a maneira como o jogo utiliza o painel. Verificar a integridade dos ficheiros locais pode resolver este problema.

Encontre o jogo na Biblioteca -> Clique no mesmo com o botão direito do rato -> Propriedades -> Ficheiros locais -> Verificar integridade dos ficheiros

Reinstale o Steam

O instalador do Steam pode ser transferido a partir daqui e reinstalado no mesmo diretório em que se encontra já instalado.

Isto irá garantir que todos os ficheiros necessários para o funcionamento do Painel Steam estão em bom estado. Este processo não irá afetar os seus jogos instalados.

AVISO: Desinstalar o Steam irá eliminar todo o conteúdo dos jogos.

Resolução avançada de problemas

Se o painel ainda não estiver a funcionar corretamente após seguir as instruções acima, é possível que algo fora do Steam seja o responsável.

Como estes são passos avançados de resolução de problemas, recomendamos que entre em contacto com um técnico de informática na sua área para obter mais ajuda com estas instruções.

Verifique as firewalls

Certas firewalls podem impedir o Steam de comunicar com o jogo que necessita dele. Poderá ter de pedir ajuda a um técnico de informática para se assegurar de que a firewall não está a interferir. Poderá também ter de desativar a firewall temporariamente para testar o problema. Poderá ser necessário adicionar o Steam às exceções da sua firewall.

Verifique o seu software antivírus

Programas antivírus infiltram-se nos sistemas dos utilizadores e podem afetar operações de rede e dos discos, o que pode causar problemas com o Steam. Alguns jogos também usam tecnologias de proteção antipirataria, que podem ser identificadas como software malicioso por programas antivírus, resultando em possíveis alertas de falso-positivos.

Recomendamos que entre em contacto com um técnico de informática para garantir que o seu programa antivírus não esteja a interferir com o funcionamento do Steam. Pode ser até necessário desativá-lo temporariamente para fins de teste ou adicionar o Steam à lista de exceções do seu programa antivírus (por exemplo, excluir as pastas da Biblioteca Steam de serviços de monitorização em tempo real).

Verifique outros programas que estejam a interferir

Qualquer software que modifique ou monitorize a atividade do sistema, disco ou rede pode causar problemas com o funcionamento do Painel Steam. Estes programas e serviços podem ser executados em segundo plano e estão normalmente associados a software como antivírus, bloqueadores de publicidade, otimizadores da web, firewalls, ferramentas de limpeza de sistema, software de captura, proxies, ferramentas de desempenho, etc.

Poderá precisar da ajuda de um técnico de informática para garantir que nenhum programa externo não esteja a interferir com o Painel Steam.

Atualize o seu sistema

Se o seu sistema tiver as mesmas especificações mencionadas nos requisitos mínimos de um jogo, ou até se estiver abaixo dos requisitos recomendados, o Painel Steam pode ter dificuldades em funcionar corretamente.

Recomendamos que entre em contacto com um técnico de informática na sua área para atualizar o seu sistema operativo ou o hardware do seu sistema.

Algum problema com o Steam?

Contactar Suporte Steam
Artigos Relacionados
Painel da Comunidade Steam Programas que podem interferir com o Steam
Painel da Comunidade Steam Desativar Aplicações de fundo