Menu Principal

Sistema antibatota da Valve (VAC)

Banimentos pelo VAC são permanentes e não é possível recorrer dos mesmos, uma vez que não podem ser removidos pelo Suporte Steam.

 

Se se determinar que um banimento pelo VAC foi emitido incorretamente, este será revertido automaticamente. Se deseja discutir este sistema com a comunidade, pode fazê-lo aqui.

Perguntas frequentes:

O que é o VAC?

VAC significa Valve Anti-Cheat (Antibatota da Valve) e trata-se de um sistema automatizado concebido para detetar "cheats" (ficheiros que proporcionam vantagens injustas; por outras palavras, um jogador que usar cheats estaria a fazer batota) nos computadores dos utilizadores. Se um utilizador se conectar a um servidor protegido pelo VAC a partir de um computador com cheats instalados, o sistema VAC irá banir o utilizador, impedindo-o de jogar esse jogo em servidores protegidos pelo VAC no futuro.

O sistema VAC deteta com segurança os cheats usando as assinaturas destes. Quaisquer modificações a um jogo desenvolvidas por terceiros que tenham como objetivo dar a um jogador vantagem sobre outro é classificado como "cheat" ou "hack" e resultará num banimento pelo VAC. Isto inclui modificações dos ficheiros principais executáveis do jogo e bibliotecas de ligação dinâmica (ficheiros .DLL).

Enquanto que os administradores de um servidor podem escolher banir jogadores específicos, eles não podem banir jogadores através do VAC.

As seguintes ocorrências não irão ativar um banimento pelo VAC:

  • Usar programas de conversação como o X-Fire ou o Overwolf
  • Configurações do hardware do sistema
  • Drivers do sistema atualizadas, como os drivers da placa gráfica

Como posso assegurar-me de que não sou banido pelo VAC?

Para assegurar de que a sua conta não seja banida pelo VAC, utilize apenas computadores que confia para jogar em servidores protegidos pelo VAC. Se não sabe se o computador que está a utilizar para se ligar ao Steam tem ou não cheats instalados, não jogue em servidores protegidos pelo VAC.

Tenha cuidado ao instalar modificações para jogos, como scripts ou modelos personalizados. Transfira conteúdo personalizado apenas de fontes seguras. Os hackers por vezes disfarçam maliciosamente os cheats deles para fazer com que outros utilizadores sejam banidos.

Para mais informação sobre como se pode proteger, consulte o nosso artigo de recomendações de segurança da conta.

Mais informações sobre as políticas da Valve podem ser encontradas no Acordo de Subscrição Steam.

Se eu for banido pelo VAC, o que é que isso significa para a minha conta?

Para obter informações detalhadas sobre como banimentos pelo VAC podem afetar a sua conta, consulte este artigo.

Como comunico a existência de um cheat (batota) novo?

Caso saiba da existência de cheats novos, especialmente cheats privados (que não estejam num site público), e puder fornecer os links para os ficheiros binários específicos, por favor, envie um e-mail com informações pertinentes para o seguinte endereço de e-mail:

vacreview@valvesoftware.com

Todos os e-mails são lidos e analisados pela equipa de desenvolvimento do VAC.

Como denuncio cheaters (batoteiros)?

Caso tenha encontrado um batoteiro, por favor siga as instruções neste artigo para denunciar o batoteiro suspeito.

Atenção: Utilizadores não são banidos pelo VAC apenas com base em denúncias. Outros fatores são levados em conta antes da emissão do banimento pelo VAC

Quais jogos são protegidos pelo VAC?

Uma lista de jogos protegidos pelo VAC pode ser encontrada na Loja Steam ou clicando aqui.

Se eu for banido pelo VAC, poderei jogar em servidores desprotegidos?

Sim, desde que o jogo possibilite a criação de servidores desprotegidos.

Alguns jogos protegidos pelo VAC permitem servidores que não são protegidos pelo VAC. Os utilizadores que estão banidos pelo VAC ainda podem jogar em servidores não protegidos no jogo em que foram banidos. Tenha em atenção que nem todos os jogos têm servidores não protegidos.

Serei punido se partilhar a minha biblioteca com alguém e essa pessoa usar cheats (batotas)?

A sua conta poderá ficar impedida de usar a funcionalidade de Partilha de Biblioteca e poderá também ser banida pelo VAC se a sua biblioteca de jogos for usada por outras pessoas para fazer batota. Além disso, jogos banidos pelo VAC não poderão ser partilhados. Recomendamos que apenas partilhe a sua biblioteca com contas Steam e computadores familiares que sabe que são seguros. E, como sempre, nunca partilhe a sua palavra-passe nem a sua conta com ninguém.

Qual é a diferença entre ser banido pelo VAC e ser banido num servidor?

Banimentos pelo VAC impedem utilizadores de jogar em servidores protegidos em jogos no Steam. Os administradores de servidores particulares podem emitir um banimento específico do servidor, mas estes não são tão graves como um banimento pelo VAC. Nós na Valve não podemos editar banimentos em servidores; quem administra o servidor pode banir jogadores a qualquer momento, seja qual for a razão.

Se se deparar que está a ser banido de um grande número de servidores comunitários, o mais provável é ter sido banido por uma ferramenta de banimento desenvolvida por terceiros, como o Steambans ou o Punkbuster. Estas ferramentas de terceiros são usadas por um grande número de servidores que partilham uma base de dados comum de IDs banidos. Estas ferramentas não estão relacionadas com o Steam e não o podemos ajudar a resolver este problema.

Você nunca será banido pelo sistema VAC, a não ser que entre num servidor protegido por esta tecnologia enquanto tiver cheats instalados no seu computador.

Algum problema com o Steam?

Contactar Suporte Steam
Artigos Relacionados
Sistema antibatota da Valve (VAC) Falha na ligação segura, sem sessão iniciada no Steam ou não foi possível efetuar uma ligação aos servidores VAC do Steam
Sistema antibatota da Valve (VAC) Fui banido pelo VAC
Sistema antibatota da Valve (VAC) Administradores Abusivos, Novas Batotas, e Websites de Batota
Sistema antibatota da Valve (VAC) Batota Detetada em Modern Warfare 2