Menu principal

Sistema Valve Antitrapaça (VAC, do inglês Valve Anti-Cheat)

Não é possível recorrer de banimentos VAC, que são permanentes, e não podem ser removidos ou reduzidos pelo Suporte Steam.

 

Caso um banimento VAC seja posteriormente determinado incorreto, este será removido automaticamente. Para discutir sobre o Valve Antitrapaça com a comunidade, faça-o aqui.

Perguntas frequentes:

O que é o VAC?

O sistema Valve Antitrapaça (conhecido também por VAC, do inglês Valve Anti-Cheat) é um sistema automatizado projetado para detectar trapaças instaladas nos computadores dos usuários. Se um usuário se conectar a um servidor protegido por VAC usando um computador com trapaças identificáveis instaladas, o sistema VAC banirá o usuário de jogar em servidores protegidos por VAC do jogo em questão no futuro.

O sistema VAC detecta trapaças com segurança usando as suas assinaturas de trapaça. Qualquer modificação de terceiros a um jogo projetada para dar a um jogador vantagem sobre outro é classificada como trapaça ou "hack" e acionará um banimento VAC. Isso inclui modificações aos principais arquivos executáveis (EXEs) e bibliotecas de ligação dinâmica (DLLs).

Enquanto administradores de servidores podem escolher banir certos jogadores, eles não podem banir jogadores pelo VAC.

Os seguintes itens não causam um banimento VAC:

  • Usar programas de conversa como X-Fire ou Overwolf
  • Configurações de hardware do sistema
  • Drivers de sistema atualizados, como drivers de placa de vídeo

Como asseguro que não serei banido pelo VAC?

Para assegurar que a sua máquina não será banida pelo VAC, use somente máquinas confiáveis para jogar em servidores protegidos por VAC — caso não tenha certeza de que a máquina que você está usando para se conectar ao Steam tem trapaças instaladas, não jogue em servidores protegidos por VAC.

Tenha cautela quando instalar quaisquer modificações de jogo, como scripts e visuais personalizados. Baixe conteúdo personalizado somente de fontes confiáveis. Hackers às vezes maliciosamente disfarçam as suas trapaças para fazer com que outros sejam banidos.

Para mais informações sobre como você pode se proteger, leia as recomendações de segurança da conta.

Para mais informações sobre as políticas da Valve, leia o Acordo de Assinatura do Steam.

O que acontece com a minha conta caso seja banido pelo VAC?

Para mais informações sobre como banimentos VAC afetam a sua conta, consulte o artigo Fui banido pelo VAC.

Como denuncio uma trapaça nova?

Caso tenha conhecimento de uma nova trapaça, especialmente uma privada (ou seja, que não é disponibilizada em um site público), e pode nos fornecer links ou os binários, envie-nos um e-mail com as informações que julgar necessário para o endereço de e-mail a seguir:

vacreview@valvesoftware.com

Todos os e-mails são lidos e analisados pela equipe de desenvolvimento do VAC.

Como denuncio um trapaceiro?

Caso acredite ter jogado com ou contra um trapaceiro, siga as instruções no artigo Denunciando suspeitos de trapaça para denunciá-lo.

Observação: Usuários não são banidos pelo VAC com base apenas em denúncias. Outros fatores são levados em consideração antes de banimentos VAC serem aplicados.

Quais jogos usam o VAC?

Para saber quais jogos da Loja Steam usam o VAC, clique aqui.

Posso jogar em servidores desprotegidos depois de ter sido banido pelo VAC?

Sim, se o jogo oferecer servidores desprotegidos.

Alguns jogos protegidos por VAC permitem a criação de servidores não protegidos por VAC. Usuários banidos pelo VAC podem jogar em servidores desprotegidos para o jogo em que foram banidos. Saiba que nem todos os jogos possuem servidores desprotegidos.

Serei punido por alguém ter trapaceado dentro de um jogo compartilhado por mim?

Os seus privilégios de compartilhamento de biblioteca e a sua conta também pode ser banida pelo VAC caso a sua biblioteca seja usada por outros para trapacear. Além disso, jogos em que foi banido pelo VAC não podem ser compartilhados. Recomendamos que apenas autorize contas Steam e computadores familiares que sabe estarem seguros. Por fim, como sempre, nunca revele a sua senha a ninguém.

Qual a diferença entre ser banido pelo VAC e banido pelo servidor?

Banimentos VAC impedem que jogue em servidores protegidos por todo o Steam. Administradores de servidores podem aplicar um banimento de servidor, que não é tão severo quanto um banimento VAC. A Valve não pode impedir a aplicação de banimentos de servidores; quem manda no servidor pode banir jogadores pelo motivo que bem entender.

Caso descubra ter sido banido de um grande número de servidores, você provavelmente foi banido por uma ferramenta de banimento de terceiros, como Steambans ou Punkbuster. Essas ferramentas de terceiros são usadas por um grande número de servidores, que compartilham uma base de dados comum de IDs banidos. Essas ferramentas não são relacionadas com o Steam e não podemos ajudá-lo a resolver o problema.

Você não será banido pelo sistema VAC a não ser que se conecte em um servidor protegido por VAC com uma trapaça instalada no seu computador.

Problema com o Steam?

Contatar o Suporte Steam
Artigos relacionados
Sistema Valve Antitrapaça (VAC, do inglês Valve Anti-Cheat) "Falha na conexão segura", "Não houve início de sessão no Steam" ou "Não foi possível se conectar aos servidores VAC"
Sistema Valve Antitrapaça (VAC, do inglês Valve Anti-Cheat) Fui banido pelo VAC
Sistema Valve Antitrapaça (VAC, do inglês Valve Anti-Cheat) Administradores abusivos, novas trapaças e websites de trapaças
Sistema Valve Antitrapaça (VAC, do inglês Valve Anti-Cheat) Trapaça detectada em Modern Warfare 2