Menu principal

Empregados da Valve nunca pedirão que troquem itens com eles; isso inclui usuários que alegarem trabalhar no Suporte Steam.

 

Usuários que alegarem ser um empregado da Valve, contas que pedirem para verificar os seus itens e usuários que enviam mensagens insistindo que troque itens por causa de uma investigação ou outro motivo relacionado à segurança devem ser denunciados por golpe de troca imediatamente.

O que é um golpe de troca?

Um golpe de troca é quando um usuário Steam convence outro usuário a fazer negócio (troca, presente ou transação no Mercado) sob condições falsas. Golpes normalmente usam de artifícios para convencer um usuário de que um mau negócio é um bom negócio.

Para mais informações sobre golpes continue lendo e consulte os artigos Práticas recomendadas de troca e Política de recuperação de itens do Steam.

Quais são as melhores formas de evitar ser vítima de um golpe?

  • Não ceda à pressão e não faça a troca correndo. Uma tática comum de golpistas é tentar forçá-lo a trocar rapidamente para que possam alterar os itens/presentes na troca sem que perceba.
  • Não ceda à pressão de confiar no outro usuário. Caso esteja trocando com um usuário que insiste que deve confiar nele, provavelmente é uma tentativa de golpe. Por favor, observe que comentários "+Rep" podem ser gerados facilmente por grupos maliciosos.
  • Passe o mouse sobre todos os itens para confirmar que as propriedades de cada item/presente estão corretas. As informações sobre o item/presente estarão listadas, incluindo a qualidade, nome, descrição e quaisquer efeitos.
  • Preste atenção no registro da troca durante a sua realização. Todas as alterações, adições, remoções e ações são listadas nessa caixa. Você também pode usá-la para se comunicar com a contraparte.
  • Não troque itens que por fora da janela de troca. Caso outro usuário peça que o faça, provavelmente é uma tentativa de golpe. Não é possível trocar ou adicionar crédito da Carteira Steam ou dinheiro à janela de troca.
  • Confirme que está trocando com o usuário certo. Golpistas podem tentar se passar por um dos seus amigos e outros usuários conhecidos da comunidade. É sua responsabilidade saber com quem está trocando.

Que tipos de troca devo evitar?

Não troque por nada que não pode ser adicionado à janela de troca do Steam. Os exemplos mais comuns são:

  • Trocar itens/presentes por dinheiro por fora do Mercado da Comunidade Steam. Não é possível adicionar crédito da Carteira, PayPal, vales-presente ou qualquer forma de dinheiro à janela de troca.
  • Trocar itens/presentes por códigos de produto. Não é possível adicionar um código de produto à janela de troca. O código oferecido pode ser de um jogo diferente, falso, usado ou com restrição regional.
  • Trocar itens/presentes por nada em uma primeira troca com a expectativa de receber um item ou presente em uma troca futura. Não há por que não trocar tudo na mesma sessão. É possível adicionar quantos itens/presentes quiser em uma mesma troca. Um exemplo comum é o uso de um mediador para facilitar um golpe.

Para mais informações, consulte os artigos Perguntas frequentes sobre a Troca Steam e Práticas recomendadas de troca.

Que tipos de golpes são comuns?

Usuários devem sempre conferir o conteúdo de uma proposta de troca antes de aceitá-la, mesmo se isso significar cada item de uma troca com vários itens. Verifique o item e os seus atributos antes de confirmar toda e qualquer troca.

Aqui estão alguns dos golpes que podem ser aplicados para tentar levar os seus itens:

  • Troca de itens — Um usuário diz que trocará com você um certo item e o item posto na caixa de troca se parece com o item acordado, mas não é tão valioso quanto o da proposta original.
  • Troca de qualidade no CS:GO — Um usuário propõe uma troca com um item do CS:GO de uma certa qualidade (Novo de Fábrica), mas o item posto na caixa de troca possui uma qualidade inferior (Testado em Campo). Normalmente a troca de item é realizada em uma contraproposta.
  • Item oculto — Um usuário propõe uma troca que inclui vários itens de baixo valor seus (cartas, caixas, etc.), mas tenta ocultar no meio disso tudo um item de alto valor.
  • Pedidos/Spam — Um usuário envia inúmeras propostas de troca por itens de alto valor sem oferecer nada (ou quase nada) em troca esperando que aceite uma das propostas sem querer.
  • Encaminhamento de e-mail de confirmação — Um usuário o convence a encaminhar o seu e-mail de confirmação de troca ao endereço de e-mail dele, que então confirma a troca usando o link contido na mensagem. Não encaminhe e-mails ou links de confirmação de troca nem forneça dados adicionais a alguém que peça dados usados na sua conta.
  • Dinheiro em troca de itens — Um usuário propõe lhe enviar dinheiro, seja por PayPal, paysafecard, códigos da Carteira Steam, vales-presente digitais, etc. O golpista normalmente lhe envia um código de pagamento falso após a conclusão da troca. No caso de vales-presente digitais, o golpista pode até fazer parecer com que lhe pagou antes, mas planeja contestar a compra depois ou mesmo comprar o vale-presente com um cartão de crédito fraudulento.
  • Código de produto em troca de itens — Um usuário propõe lhe enviar o código de produto de um jogo em troca dos seus itens. O golpista normalmente lhe envia um código de produto falso após a conclusão da troca.
  • Duplicação de itens — Um usuário propõe duplicar os seus itens, mas primeiro você precisa mandar os seus itens a ele. Após recebê-los, o usuário bloqueia as suas mensagens e fica com os seus itens.
  • Bot de troca falso — Um usuário se passa por um bot de troca e diz que você precisa trocar itens com ele. Após recebê-los, o usuário bloqueia as suas mensagens e fica com os seus itens.
  • Trocas com mediadores — Caso esteja realizando uma troca que segue as diretrizes da Troca Steam, não há necessidade de ter um mediador. Sempre que escolher confiar um dos seus itens a outro usuário estará aceitando o risco de que ele pode passar a perna em você.
  • Contas de verificação — Um usuário pede que troque um item verificação. O usuário dará uma desculpa para que faça isso, como ter que confirmar que o item não é uma duplicata ou confirmar que o item não foi "bugado". Após recebê-los, o usuário bloqueia as suas mensagens e fica com os seus itens.
  • Transferência de fundos pelo Mercado — Um usuário propõe lhe enviar fundos da Carteira Steam ao comprar um dos seus itens de baixo valor por um valor alto pelo Mercado. Muitas dessas propostas são realizadas com o uso de fundos fraudulentos.
  • Software de comunicação por voz / Entre no nosso clã / equipe de torneio (malware) — Um usuário o convence a instalar malware oculto em um software de comunicação por voz, antitrapaça ou outro tipo dizendo que é necessário instalá-lo para poder participar de um torneio.
  • Oferta de itens fraudulentos para revenda — Usuários maliciosos podem adquirir itens incomuns pelo Mercado da Comunidade Steam com um cartão de crédito fraudulento e então tentar trocá-los por itens mais conhecidos com você. Cuidado com alegações de que estão oferecendo mais do que os seus itens valem ou que você pode vender os itens rapidamente, obtendo lucro imediato. Às vezes esses usuários dirão que precisam de chaves trocáveis ou outros itens trocáveis como desculpa para realizar a troca do item incomum.
 

Qual a diferença entre um golpe e um roubo?

Um golpe é quando um usuário usa de artifícios para fazer com que, de boa vontade (na hora), outro usuário conclua uma troca, transação no Mercado ou envie um presente. Após a conclusão da troca, a vítima não recebe o prometido ou os itens envolvidos não são os esperados.

Um roubo é quando uma conta ou computador é acessado sem a permissão do titular da conta. Isso normalmente é feito com a ajuda de um malware ou vírus. Em alguns casos o ladrão convence o usuário a revelar as suas credenciais por meio de um site falso que se passa por um do Steam ou de troca de terceiros. Ladrões normalmente roubam contas para obter itens ou jogos e, em alguns casos, cometer fraudes. Ladrões normalmente usam contas roubadas para roubar outras contas. Nesses casos, trancamos a conta até que o verdadeiro titular entre em contato conosco sobre o roubo.

Informações adicionais sobre contas roubadas estão disponíveis no artigo Recuperando uma conta Steam perdida ou roubada.

Como denuncio um golpista?

Caso tenha sido vítima de um golpe ou outro usuário tentou aplicar um golpe em você, use o recurso de denúncia integrada ao Steam. Essa é a melhor forma de chamar a atenção para golpistas para que possamos agir:

  • Acesse o perfil do golpista
  • Clique no botão "Mais" localizado no canto superior direito da página
  • Escolha "Denunciar violação"
  • Selecione a violação (por exemplo, "Tentativa de golpe em troca") e pressione "Enviar denúncia".

Você será notificado no Steam se uma denúncia feita por você foi aceita.

O que acontece a golpistas descobertos?

Caso exista prova de que um usuário Steam é um golpista, o Suporte Steam banirá a conta de usar a Comunidade Steam, o que inclui trocas e o Mercado da Comunidade. A duração do banimento depende da gravidade e quantidade de golpes. Em alguns casos, golpistas são banidos permanentemente. Caso um golpista tenha várias contas, todas estarão sujeitas a banimento.

Em alguns casos, golpistas roubam uma conta e a usam para praticar golpes, fraudes ou mais roubos. Nesses casos, trancamos a conta até que o verdadeiro titular entre em contato conosco sobre o roubo.

Por que o Steam não devolverá itens que perdi em um golpe?

A nossa comunidade atribui valores a itens que são pelo menos parcialmente determinados pela raridade dos mesmos. Caso mais cópias do item sejam adicionadas à economia por restaurações de inventário, o valor de todas as outras cópias do item em questão é reduzido.

Queremos ajudar aqueles que caem em golpes, mas damos informações suficientes no nosso site e no sistema de troca para auxiliar usuários a fazerem as decisões corretas em uma troca. Para mais informações sobre o assunto, consulte este artigo no blog da loja.

Ao receber um banimento de troca, a conta em questão também receberá uma advertência de troca. Isso permite que outros usuários saibam se um usuário praticou golpes no passado para que decidam melhor se desejam trocar com ex-golpistas. Por favor, esteja ciente de que uma advertência não impede usuários de trocarem.

Por que o Suporte Steam não explica o motivo da minha conta ter sido banida de trocar ou trancada?

Ao limitar os dados informados, o Suporte Steam impede usuários maliciosos de saber como evitar serem pegos no futuro. O Suporte Steam depende de vários pontos de dados para decidir se uma conta deve ser banida ou trancada. Usuários com o objetivo de cometer atividades maliciosas, normalmente contra outros usuários, estão sempre tentando obter tais dados para usá-los em golpes, fraudes e roubos futuros.

Problema com o Steam?

Contatar o Suporte Steam