Menu Principal

Resolução de problemas com a aplicação Steam

O que devo fazer se o Steam deixa de ser responsivo, não abre corretamente ou fecha imediatamente após iniciá-lo?

Devido à vasta variedade de combinações diferentes de hardware e software, este tipo de problemas pode ser causado por muitos fatores. As instruções mencionadas neste artigo servem para se assegurar de que a sua instalação do Steam e configuração do seu computador estão ambas em bom estado, para que o Steam possa funcionar como pretendido.

Há situações em que problemas de bloqueios não estão necessariamente relacionados com as configurações do utilizador. Nestes casos, tais problemas têm de ser resolvidos pelos desenvolvedores do Steam através de atualizações da aplicação. Recolhemos automaticamente relatórios de utilizadores afetados, para que correções sejam efetuadas rapidamente através de atualizações do Steam.

Caso tenha entrado em contacto com o Suporte Steam, podem pedir-lhe mais informações ou que faça testes para que seja mais fácil determinar a causa do problema.

Pode sempre fazer o download da versão mais recente da aplicação Steam a partir da página do Steam.

Resolução básica de problemas do Steam

As seguintes instruções irão garantir que a sua instalação do Steam se encontra em bom estado e podem ser seguidas com um mínimo de conhecimento técnico.

Reinicie o computador

Antes de tudo, seria uma boa ideia reiniciar o Steam e o seu computador.

Reiniciar o computador limpa todos os tipos de estados do sistema e caches, repõe outros programas e remove bloqueios em ficheiros e outros recursos.

Reinstale o Steam

O instalador do Steam pode ser transferido aqui: (http://store.steampowered.com/about/) e reinstalado no mesmo diretório em que se encontra já instalado.

Isto pode resolver possíveis problemas com a aplicação Steam e ficheiros de serviço. Instalar no mesmo diretório irá preservar todos os jogos instalados.

AVISO! Desinstalar o Steam através de qualquer outro método irá desinstalar todo o conteúdo dos jogos e dos dados dos utilizadores nos mesmos.

Resolução avançada de problemas

Se o problema persistir após seguir as instruções indicadas acima, é possível que algo exterior ao Steam seja o responsável.

Como o problema pode ser específico da configuração do seu computador, recomendamos que entre em contacto com um técnico de informática na sua área para obter ajuda adicional com estas instruções.

Remova dispositivos externos

É possível que um dispositivo externo esteja a fazer com que o Steam não funcione corretamente. Dispositivos externos, como por exemplo comandos, requerem drivers específicos que podem interferir com o funcionamento do Steam. Recomendamos que desconecte todos os dispositivos externos não essenciais para excluir a possibilidade de que algum deles esteja a interferir.

Reinicie o hardware de rede local

Isto inclui reiniciar todos os modems e routers. Hardware de rede pode entrar num estado lento/interrompido se estiver ligado durante muito tempo. Isto pode fazer com que o processo de atualizar/iniciar sessão ao iniciar o Steam se torne irresponsivo ou falhe sem aviso.

Atualize o sistema operativo e drivers

Assegure-se de que o seu sistema operativo e os drivers do seu hardware estão na versão mais recente.

No Windows: Iniciar → pesquise por "update" → inicie "Check for Updates"

No Mac: os drivers não podem ser atualizados separadamente; só o sistema operativo pode ser atualizado.

Verifique o software antivírus

Programas antivírus infiltram-se nos sistemas dos utilizadores e podem afetar operações de rede e dos discos, o que pode causar problemas com o Steam. Alguns jogos também usam tecnologias de proteção antipirataria que podem ser identificadas como software malicioso por programas antivírus, resultando em possíveis alertas de falso-positivos.

Poderá precisar da ajuda de um especialista para se assegurar de que o seu programa antivírus não esteja a interferir com o Steam. Poderá até precisar de desativá-lo temporariamente para testar o problema. Poderá também ser necessário adicionar o Steam à lista de exceções na configuração do seu programa antivírus.

Verifique outros programas e serviços

Qualquer software que modifique ou monitorize a atividade do sistema, disco ou rede pode causar problemas enquanto tenta iniciar o Steam. Estes programas e serviços podem ser executados no plano de fundo e estão normalmente associados a software como antivírus, bloqueadores de publicidade, otimizadores da web, firewalls, ferramentas de limpeza de sistema, software de gravação, proxies, ferramentas de desempenho, etc.

Poderá precisar da ajuda de um especialista para se assegurar de que estes serviços e programas não estão a interferir com o Steam. Poderá também precisar de desativá-los temporariamente para testar o problema.

Verifique as firewalls

Certas firewalls podem impedir o Steam de comunicar com os seus servidores. Poderá ter de pedir ajuda a um especialista para se assegurar de que a firewall não está a interferir. Poderá também ter de desativar a firewall temporariamente para testar o problema. Poderá ser necessário adicionar o Steam às exceções da firewall caso seja esta a causa do problema.

Desative o overclock

Alguns utilizadores fazem overclock ao seu hardware para conseguirem um melhor desempenho quando utilizam o seu sistema fora das definições recomendadas pelo fabricante. Isto pode causar corrupção de ficheiros e de memória e deverá ser desativado (normalmente na BIOS do computador).

Teste a ligação à Internet

Alguns provedores de acesso à Internet armazenam na cache ou comprimem dados da internet para poupar largura de banda (especialmente redes de telemóveis). Isto pode causar problemas com o Steam. É uma boa ideia testar o problema conectando a uma rede inteiramente diferente, de preferência de um provedor de acesso à Internet diferente.

Verifique se há erros do disco rígido

Todos os dispositivos/unidades de armazenamento podem ser afetados por corrupção de ficheiros, especialmente se tiverem alguns anos de uso ou se estiverem sobrecarregados. Poderá precisar da ajuda de um especialista para verificar se há algum problema com o seu disco rígido.

No Windows: O Meu Computador → Clique com o botão direito do rato em Unidade → Propriedades → Ferramentas → Verificação de erros

No Mac OSX: Disk Utility → Clique em Drive → First Aid (em versões mais antigas: clique em Repair Disk Permissions)

Verifique se há erros na RAM

Erros de memória podem causar problemas tanto no processo de instalação do Steam como nos jogos. Poderá precisar da ajuda de um especialista para verificar se há algum problema com a memória do seu sistema.

Windows : Iniciar -> Procure por "mdsched" e inicie o Diagnóstico de Memória do Windows

Algum problema com o Steam?

Contactar Suporte Steam
Artigos Relacionados
Resolução de problemas com a aplicação Steam Programas que podem interferir com o Steam
Resolução de problemas com a aplicação Steam Vírus, spyware, malware ou adware a interferir com o Steam