Menu principal

Solução de problemas com o cliente Steam

Como proceder se o Steam estiver travando, não estiver abrindo corretamente ou fechando logo depois de ser iniciado?

Devido à grande variedade de configurações de hardware e software, travamentos do Steam podem ser causados por inúmeros fatores. Os passos descritos neste artigo servem para verificar se a instalação do Steam e o ambiente do computador estão em bom estado, para que o Steam possa funcionar corretamente.

Há casos em que travamentos não são relacionados à configuração do usuário. Esses travamentos precisam ser corrigidos pelos desenvolvedores do Steam por meio de atualizações do cliente. Recolhemos amostras de relatórios de travamento de usuários automaticamente para que correções sejam aplicadas em atualizações do Steam o mais rápido possível.

Caso esteja resolvendo um chamado junto ao Suporte Steam, pode ser solicitado que forneça mais dados ou realize testes para encontrar a causa do problema.

A última versão do aplicativo do cliente Steam está sempre disponível para download pelo Steam.

Solução básica de problemas com o Steam

Os passos a seguir garantirão que a instalação do Steam está em um bom estado e podem ser realizados mesmo por aqueles com pouco conhecimento técnico.

Reinicie o computador

Pode parecer óbvio, mas é sempre aconselhável reiniciar o Steam e o computador antes de continuar.

Ao reiniciar o computador, todos os estados e caches do sistema são limpos, além de reiniciar programas e soltar travas em arquivos e outros recursos.

Reinstale o Steam

O instalador do Steam pode ser baixado aqui: (http://store.steampowered.com/about/) e reinstalado no local de instalação atual.

A reinstalação pode corrigir possíveis problemas com o cliente Steam e arquivos de serviço. Instalar no mesmo local manterá os jogos instalados.

ATENÇÃO! Desinstalar o Steam excluirá o conteúdo de todos os jogos.

Solução avançada de problemas

Caso o erro persista após seguir os passos descritos acima, é possível que algo externo ao Steam seja responsável.

Como os passos a seguir são para usuários avançados, aconselhamos que fale com um especialista de suporte de TI local para ajuda.

Remova dispositivos externos

É possível quem um dispositivo externo impeça o funcionamento correto do Steam. Dispositivos de entrada externos exigem drivers específicos, que podem interferir com o Steam. Recomendamos desconectar todos os dispositivos de entrada não essenciais do computador para confirmar que não são a causa da interferência.

Desconecte e reconecte os dispositivos de rede local

Isso inclui reiniciar todos os modems e roteadores. Dispositivos de rede podem ficar em um estado de lentidão/mau funcionamento depois de ficarem ligados por muito tempo.

Atualize o sistema e drivers

Confirme que o sistema operacional e os drivers dos dispositivos estão todos atualizados.

Windows: Iniciar → Busque por "atualizações" → Selecione "Verificar por atualizações"

Mac: não é possível atualizar drivers de forma separada; apenas o sistema operacional.

Analise a configuração do programa antivírus

Programas antivírus são agressivos nos sistemas dos usuários e podem afetar operações de disco e rede, que por sua parte causarão problemas com o Steam. Alguns jogos também usam tecnologias de proteção antipirataria que podem se parecer com programas maliciosos em uma varredura antivírus, podendo resultar em alertas de falsos positivos.

Trabalhe junto a um especialista de suporte técnico para confirmar que o programa antivírus não está causando interferência com o Steam. Pode ser até mesmo necessário desativá-lo para testar ou adicionar exceções ao Steam nas configurações do antivírus (por exemplo, excluir pastas de biblioteca de serviços de monitoramento em tempo real).

Analise outros programas e serviços

Qualquer programa que modifique ou monitore a atividade do sistema, de disco ou rede pode causar problemas durante o download ou execução de um jogo. Esses programas e serviços podem rodar em segundo plano e costumam ser associados com programas como antivírus, bloqueadores de anúncios, otimizadores de navegação web, firewalls, limpadores de sistema, gravação de tela, proxies, aprimoradores de desempenho, etc.

Trabalhe junto a um especialista de suporte técnico para confirmar que esses serviços e programas não estão interferindo com o Steam. Pode ser até mesmo necessário desativá-los para testar.

Analise a configuração de firewall

Certos firewalls podem impedir que o Steam se comunique com os servidores. Trabalhe junto a um especialista de suporte técnico para confirmar que o firewall não está causando interferência. Pode ser até mesmo necessário desativá-lo para testar ou adicionar exceções ao Steam nos firewalls.

Desative "overclocking"

Alguns usuários aumentam a frequência dos componentes para além do recomendado pela fabricante para aumentar o desempenho do computador. Essa técnica é conhecida como "overclocking" e pode causar corrupção de memória e de arquivos, logo aconselhamos desativar (normalmente no BIOS do computador).

Teste a conexão à internet

Alguns provedores de acesso à internet usam técnicas de armazenamento ou compressão para reduzir o uso de banda (especialmente redes celulares), o que pode resultar em problemas com o Steam. É uma boa ideia testar se o problema persiste ao conectar-se em uma rede completamente diferente, de preferência de um provedor diferente.

Verifique se há erros de disco

Todos os discos/dispositivos de armazenamento podem ser afetados pela corrupção de arquivos, em especial dispositivos antigos ou sob uma carga pesada. Trabalhe junto a um especialista de suporte técnico para investigar possíveis problemas com o disco.

Windows: Este Computador → Clique com o botão direito no Disco Local → Propriedades → Ferramentas → Verificação de erros

macOS: Utilitário de Disco → Clique no disco → Clique em Reparador (Versões anteriores: clique em Reparar Permissões do Disco)

Verifique se há erros com a RAM

Erros de memória podem causar problemas com o processo de instalação do Steam, assim como os jogos. Trabalhe junto a um especialista de suporte técnico para investigar possíveis problemas com a memória do sistema.

Windows : Iniciar → Busque por "mdsched" e selecione Diagnóstico de Memória do Windows

Problema com o Steam?

Contatar o Suporte Steam
Artigos relacionados
Solução de problemas com o cliente Steam Programas que podem interferir com o Steam
Solução de problemas com o cliente Steam Spyware, malware, adware ou vírus interferindo com o Steam